COMO REZAR?


13/07/2017

Antes de começarmos a falar sobre oração, vamos entender o seu significado, se é que podemos definí-la. Mas vamos buscar clareza sobre o tema e o modo como a oração pode fazer parte da vida do cristão.

A definição de oração pode ser expressa por palavras, mas o jeito de rezar e o relacionamento com Deus é diferente para cada pessoa. A oração é um encontro, então é necessário em primeiro lugar que haja duas presenças a sua e a de Deus. É isso que Jesus nos ensina quando ele dá dicas de como rezar ao pai, lá no Evangelho de São Mateus...

 

“Tú quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu que está no escondido.”

Rezar a Deus, falar com ele no segredo, na intimidade

Rezar não é simplesmente mexer os lábios, Santa Tereza fala em seu livro das moradas que isso nem é considerado como uma oração. O primeiro tipo de oração, a oração dos iniciantes é aquela que jesus ensinou, oração do pai nosso,ou seja é uma oração vocal, é algo que nós recitamos nós dizemos a Deus. Mas antes mesmo de abrir os nossos lábios, nós precisamos nos colocar diante dele.

Santa Tereza lembra no livro Caminhos de Perfeição, que fazendo bem feita a oração vocal, nós estamos nos preparamos para oração mental que é a oração mais elevada. Ela diz ainda, que precisamos começar pelo exame de consciencia, para que aja o encontro consigo mesmo. A dificuldade de se encontrar com Deus está justamente ai, as pessoas carregam dentro de sí um medo ou um receio muito grande de se encontrar, elas encaram essa realidade como algo doloroso e doído.

O primeiro passo para que voce tenha exito na oração, é o encontro consigo, ou seja, voce se perguntar, como eu estou?. Uma vez que voce se encontrou, mergulhe mais profundamente e entre na sua miséria, coloque a sua pobreza na probreza diante de Deus, coloque toda a sua miséria para que ela se encontre com a misericordia de Deus.  A oração é isso, o encontro da minha miséria com a misericordia de Deus. 

Vanessa Pereira - Noviça I - Comunidade Luz da Vida

 

Compartilhe: